Destino Portugal


Tudo começou em 2007, como tese de Conclusão de Curso da Faculdade de Jornalismo, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos/SP, Brasil. Onde foram gravados de forma caseira e em tecnologia de Fita Mini DV, 8 programas de meia hora cada um, que mostravam 14 cidades portuguesas. Os episódios acabaram por ser veiculados na emissora regional de televisão da universidade e teve uma boa aceitação por parte do público, o que motivou uma continuação da série.

Nos anos de 2008, 2009 e 2010, ainda utilizando a tecnologia de fita Mini DV, foram gravados vinte novos programas de uma hora cada um, que abrangeram uma totalidade de 112 localidades portuguesas (cidades, vilas e aldeias), distribuídas em quase 280 horas de material bruto. Durante o tempo de edição destas gravações, que se desenrolaram pelos anos de 2011, 2012 e 2103, a tecnologia da televisão migrou de fita para o HD e o Full HD, e todo o trabalho realizado até então, acabou por ser jogado fora, determinando assim, o final da série e do projeto Destino Portugal, que teve como destino final a internet e o You Tube.

Foi só no final de 2014, que uma nova oportunidade fez ressurgir o projeto e a série, que mais uma vez, veio a tona através de uma tese de conclusão de curso superior, agora do Mestrado em Comunicação e Jornalismo, da Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi proposto pela Orientadora do Mestrado para a tese do curso, a gravação de uma série, nos mesmos moldes da que se encontrava na internet, sobre os Patrimônios Mundiais da UNESCO em Portugal, e em paralelo com a gravação da tese, foi gravado, desta vez em full HD, uma nova temporada da série Destino Portugal.

Gravada durante o ano de 2015, a 1ª temporada do Destino Portugal, chegou a televisão em rede nacional para todo o Brasil no ano seguinte, através do canal Travel Box Brazil, que pertence a empresa Box Brazil, de Porto Alegre/RS, Brasil. Com a boa aceitação por parte do público, a veiculação da primeira temporada foi estendida e uma segunda temporada foi encomendada pela emissora. Gravada em 2016, a 2ª temporada foi ao ar no ano de 2017 e encontra-se ainda na grade de programação da emissora.

Aproveitando o sucesso e toda a bagagem que as gravações por todo o país continental e ilhas deram, a série de televisão foi remodelada e passou a atuar, à partir do dia 02 de Abril de 2018, também como agência de viagens especializada em Portugal e destinada ao público brasileiro. A ideia é transformar os vídeos que o telespectador vê em casa, em passeios físicos onde ele pode participar e interagir durante a sua visita a Portugal, com tudo aquilo que ele assistiu sobre o país luso no Brasil. A 3ª temporada também será gravada durante os meses de Abril, Maio e Junho de 2018, e tem data de estréia prevista para todo o Brasil no primeiro semestre de 2019. Conheça Portugal com quem leva o país até você!

Destino Portugal Viagens.